quinta-feira, abril 13, 2006

Descontos de Tempo

Os descontos de tempo são bastante úteis no Futebol e, se não existissem, seriam altamente prejudiciais para as equipas, principalmente para as que estão a ganhar e que 6 minutos depois do fim do jogo cometem uma falta que origina um penatlty e que faz com que percam a vantagem que tinham.

No Benfica x Marítimo da última jornada, a invasão de campo concretizada pelos cerca de 50 adeptos do Marítimo que estavam no Estádio da Luz, aquele jovem que andou todo nú pelo campo, os cães da polícia que se soltaram e quiseram brincar com a bola e, por último, o facto do Mantorras ter entrado muito cedo em jogo e este parar constantemente para ele colocar o joelho no sítio, justificou claramente os 6 minutos de desconto.

Se a instituição "Desconto de Tempo" não existisse, como é que os campeões europeus de Setembro, poderiam justificar tamanho desaire frente aos seus associados. A sensação que fica é que devemos todos agradecer ao jogador do Marítmo que cometeu o penalty. Ele próprio já estava cansado e queria acabar com o jogo. Caso contrário, ainda hoje aqui estávamos à espera que o jogo acabasse.

quinta-feira, abril 06, 2006

Multiópticas

Não percebo porque é que a Multiópticas não patrocina o Benfica. A cegueira que atinge o clube é de tal ordem que só com óculos e armações novas poderiam voltar a ver as coisas como realmente são. A coisa atingiu tal proporção que pensaram, genuinamente, que iriam eliminar o Barcelona na Liga dos Campeões, em mais uma noite de glória europeia.

O que os benfiquistas não conseguem ver é que uma vitória em Nou Camp seria tão improvável como uma vitória do Gil Vicente na Luz, embora este ano os galos de Barcelos tenham conseguido bater as àguias por 2-0 em plena Catedral. Mas, convenhamos, o Gil Vicente tem noção que tal só voltará a aconter daqui a dez anos e com sorte. E, por esta lógica, o Benfica já tinha tido a sua noite Gil Vicente ao ganhar em Anfield Road por 2-0 (curiosamente o mesmo resultado do Gil Vicente na Luz).

A imprensa desportiva lusitana, sempre ávida dos sucessos dos seus muchachos lampiones, atingiu picos de cegueira nuna antes vistos, chegando mesmo a afirmar que o Léo tinha mais influência que o Ronaldinho e que sofria mais faltas que este. É uma coisa verdadeiramente brilhante. Acho que já havia dioptrias a mais. Não era preciso atirar areia para os olhos.

Vejamos. Se o Léo fosse bom não estava no Benfica. Se o Simão e o Geovanni fossem bons não tinham sido dispensados do Barcelona, aliás, o Geovani foi dado ao Benfica. Portanto, para o Barcelona, era como defrontrar uma equipa de dispensados de Nou Camp, sem qualidade para estarem lá. Seria a mesma coisa que o Penafiel, para o qual o Benfica dispensou o João Pereira, ter pretensões reias de ganhar na Luz.

Por tudo isto, e para contribuir para a sanidade mental dos lampiões, urge que a Multiópticas os patrocine de imediato. Eu proponho uma campanha de marketing. Na compra do kit de sócio, oferta de desconto proporcional ao nível de cegueira. Muitas benfiquistas teriam óculos de borla. 100% de desconto, tal o nível de cegueira.

segunda-feira, abril 03, 2006

1 de Abril

Sábado passado foi dia 1 de Abril. O famoso dia das mentiras. Como é hábito, a comunicação social costuma inventar umas tangas que desfaz no dia seguinte, sempre com um ar de idiota, meio a rir, do apresentador, ou uma caixa na última página do jornal.

Era o que eu estava à espera de ver no dia 2, a seguir ao Belenenses x Benfica. Mas nada. Ninguém desmentiu o resultado. Confesso que aguardava na SporTV a repetição do jogo Belenenses x Benfica, mas agora a sério, com a vitória do Belenenses. Mas não. Afinal o jogo que vi no Sábado à noite era mesmo a sério. E eu que até me ri quando não assinalarm os penaltys a favor do Belenenses, de tão óvios que eram. Pensei sempre, "esta estupidez do 1 de Abril bem podia acabar."

Mas eu devia desconfiar...Já no Guimarães x Sporting, estava lá um fiscal-de-linha que assinalava foras-de-jogo aos jogadores do Sporting, estivessem eles onde estivessem. Na primeira parte era um. Na segunda parte, o artista do outro lado via bolas sair do campo antes delas saírem. E eu cá para mim pensava, "este gajo só pode estar a brincar. Acabem lá com a palhaçada do 1 de Abril".

Posto isto, concluo: Se souberem quando é que vai dar o jogo a sério do Belenenses x Benfica, e não a partidinha de 1 de Abril, que já não há saco, avisem-me. Obrigado.