quinta-feira, março 30, 2006

Benfica x Barcelona

Na Terça-feira passada, o Benfica defrontou no Estádio da Luz o Barcelona a contar para os quartos-de-final da Liga dos Campeões. O estádio estava cheio e eu, como milhares, senão milhões de outras pessoas, assisti ao jogo pela RTP.

Confesso que não vi o jogo todo. Devo-me ter ficado pelos 85%. Já não é mau. Mas fiquei absolutamente irritado por ter perdido os outros 15%. É que alguma coisa de espectacular deve ter acontecido nesses 15% que fazem com que a minha opinião sobre o jogo seja diferente dos outros milhões de pessoas que viram o jogo. Mas o que é que eu vi ? Vi o Barcelona desperdiçar inúmeras oportunidades de golo, vi o Moretto cometer infantilidades e desefas impossíveis, vi o Ronaldinho a passear sem vontade de jogar, vi bolas no poste e na barra do Benfica e vi, também, alguns remates inofensivos do Benfica, à excepção de um do Simão para boa defesa do Valdez, já quase no fim do jogo. Ou seja, o Barcelona podia ter ganho por 5-0 ou 6-0, que não seria nenhuma estupidez pelo que eu vi.

O que é que os outros milhões viram ? Os comentadores da RTP e os doutos jornalistas da imprensa desportiva lusitana, principalmente do Jornal A Bola, viram dois pénaltys não assinalados a favor do Benfica, um fora-de-jogo mal assinalado ao Miccoli, o Tiago Motta deveria ter sido expulso, tal como o Ronaldinho, enfim um escândalo de arbitragem a prejudicar deliberamente o Benfica e a impedir que o glorioso siga em frente. Uma autêntica armadilha para aves montada por um consórcio hispano-inglês. Na análise ao jogo, prevalece que o Benfica jogou tanto ou mais que o Barcelona e, principalmente, o Ricardo Rocha secou o Ronaldinho e que, o próprio, o teria felicitado no fim do jogo. Abosulatemente Genial. Mas será que esta gente não se enxerga ?

Mas a falha é seguramente minha. Sintonizei mal o canal e vi outro jogo, se calhar o RTP Memória.

Não nutro nenhum sentimento nacionalista pelo Benfica em jogos internacionais. Por uma razão simples. O Benfica irrita-me. E irrita-me pela prepotência e mania das grandezas que tem. Irrita-me por não se enxergar e por cegar todos à sua volta. Irrita-me pelo lobby que tem na imprensa e irrita-me, sobretudo, por já não os poder ouvir. Mas o que é que se passa com este país e esta gente ? Sou criticado por não conseguir suster o meu ímpeto anti-lampião nos jogos internacionais do glorioso. Sou acusado de falta de patriotismo, de invejoso, de mal-formado e de tudo o mais que vos possa vir à cabeça. Pois defendo-me.

E defendo-me com factos. Vamos por partes. O Benfica alinhou com 4 portugueses no onze inicial (Ricardo Rocha, Simão, Petit e Manuel Fernandes). O Barcelona alinhou com 1 (Deco). Ok este é importado mas para o caso não interessa. Dos 4 benfiquistas 2 são chamados regularmente à Selecção nacional. O português do Barcelona é indiscutível na nossa selecção e foi enxovalhado pelos adeptos lampiões (lamentável). Mas aqui ninguém se queixa. Já tinham feito o mesmo com o Cristiano Ronaldo e o miúdo é que teve de se explicar na UEFA. Quem é que tem falta de nacionalismo e patriotismo aqui ? Não somos nós um país de emigrantes ? Temos de os tratar assim só porque jogam contra nós ? Boas maneiras são coisas que não existem para aquelas bandas. Mas isso já sabíamos...

Continuando...Dos 2 benfiquistas que vão à Seleccção Nacional, nenhum é titular indiscutível, mas antes opções de banco do Sr. Scolari. O Deco é indiscutivelmente o Nº10 da nossa Selecção. Em conclusão, a vantagem nacional já está no Barcelona por ter nos seus quadros um titular indiscutivel da selecção nacional. Tenho que torcer pelo Benfica só porque tem a sede numa freguesia do concelho de Lisboa ? Não entendo...

Mas para a maioria das pessoas, isto é uma ofensa. Agora vejamos. Tenho por hábito e conduta de vida preferir produtos nacionais aos internacionais. Alguns exemplos. Se vou ao supermercado, não me passa pela cabeça comprar leite espanhol, compro Mimosa. A Água é do Luso. Laranjas do Algarve. Quero que as bananas Chiquita se f...Claro que não sou um maluco das marcas nacionais e compro muito produto internacional. Mas sempre que posso escolher, opto por ajudar as empresas portuguesas. Isto sim, parece-me nacionalismo e patriotismo. Contribuir para o enriquecimento das nossas empresas e fortalecer a nossa economia. Mas qual é a regra aqui ? A regra é ir ao Lidl e ao Plus e carregar o carrinho de supermercado com produtos de m...espanhóis, franceses e alemães e pagar menos por isso.

Conclusão: no acessório esta gente é de um nacionalismo fervoroso e criticam tudo e todos. No essencial estão-se nas tintas. Prefiro estar como estou. Em suma, para mim será sempre: SLB, SLB, SLB, SLB, SLB, Filhos-da-p...SLB, Filhos-da-p...SLB. E não é por inveja. Acreditem...

6 Comments:

Blogger JoaofmSCP said...

Caro Vasco,

Este blog é sobre coisas que me irritam. As coisas que nos irritam são mesmo para nos irritar e não podem ser tratadas "amigavelmente".

Tenho ideia de construir um site sobre coisas que me agradam onde irei falar muito do meu SCP.

Dissecando o teu comentário:
1. Dor de cotovelo? Para teu esclarecimento: No dia em que o SCP tiver a grandeza do SLB eu deixarei o SCP. Que fique claro. Não gosto da mania das grandezas e olho para o Benfica como um mal necessário e penso: se este clube não existisse, aquelos adeptos tinham que ter algum clube, quiçá o meu, Irra!!!
2. Respeito a instituição SLB e que perdure por muitos anos, se possível sem ganhar nada, só por gozo. Confesso que por vezes não sei se gosto mais de ver o SCP ganhar se o SLB perder.
3. Quanto à vénia. No problem. Embora aqui, nós é que temos os antecedentes aristocráticos, com o nosso Visconde de Alvalade. Nós não resultamos da união de um pasteleiro de Lisboa com um padeiro de Benfica. Somos o esforço de um grupo restrito de pessoas da alta esfera aristocrática lisboeta. Daí também o facto de sermos menos. Noblesse oblige...

5:18 da tarde

 
Blogger JoaofmSCP said...

Pimentel,

É uma honra ter o teu comentário no meu blog. Aproveito as tuas palavras finais. É isso mesmo: levado ao colo. Se não fôr assim não vão a lado nenhum...

Um bem-haja para ti e saudações leoninas.

Ahh, já agora aproveito para te dizer que no passado sábado fui assistir no estádio da luz à luta pelo 3º lugar da Liga BetAndWin: Benfica X Braga. Que trampa de jogo...

5:39 da tarde

 
Blogger Nuno Ferreira Rodrigues said...

É infrutífero discutir futebol...as conclusões são tão conclusivas quanto as conclusões sobre tipos de cus e tipos de papos de anjo preferidos.


No fundo, a conversa sobre futebol está para a esfera masculina como a conversa sobre roupa para a esfera feminina. Entretém, todos dão opinião, todos tem preferências com um certo grau de irracionalidade e emocionalidade, e às vezes dá em mocada quando as opiniões divergem (as gaijas arrancam cabelos, os gajos partem garrafas de SuperBock nos cornos uns dos outros).


Por isso, intervenho...defendo a livre expressão do autor deste blog. Ele nunca disse que ia ser isento, olha que merda! Se as coisas o irritam, deve expressá-lo, até para que não descarregue na mulher e nos putos quando chegar a casa.

Mas, defendo também a livre expressão dos que dele discordam. Boa, o melhor de tudo é que clubisticamente tenho o prazer de estar num patamar superior que me deixa isento deste esgrima verbal entre lampiões e lagartos.

Por isso, divirtam-se e façam deste espaço algo em que todos despejem a frustração das coisas que os irritam...entretanto, eu vou gozando os bulhos, sentado na graça do clube português notoriamente mais bem sucedido desde que Portugal é uma democracia!!!


Ide na sombra do senhor, que ele tem uns cornos do cuaralho - oespirrodemerda.blogspot.com

5:49 da tarde

 
Blogger JoaofmSCP said...

Teddy,

É para mim um orgulho o autor do oespirrodemerda estar no meu blog. Esse mito da blogosfera. Quanto ao patamar clubístico em que te encontras, não confundir apitos dourados com pitos do Douro...Vocês roubam descaradamente. Só ganharam justa e inequivocamente com esse grande homem que é o Mourinho. De resto, uma palhaçada...

6:10 da tarde

 
Blogger JoaofmSCP said...

Quem fala assim, merece toda a minha simpatia...

5:40 da tarde

 
Blogger Nuno Ferreira Rodrigues said...

não sei quem é o gajo...mas gostei. lol

12:37 da manhã

 

Enviar um comentário

<< Home