sexta-feira, março 24, 2006

Olegário Benquerença

Começo a aventurar-me na blogosfera, propulsionado pela irritação e azia que um árbitro me causou. Espero que isto resulte e consiga transmitir o que me vai na alma.
Sou adepto confesso do Sporting Clube de Portugal, sócio cativo, com as quotas em dia. Ou seja, sou sócio real. Com tudo o que isso tem de bom e de mau. Acredito que existem clubes maiores e piores do que o meu. Mas escolhi este. Curiosamente não por influência familiar. Escolhi este, ponto.

Como em tudo na vida, acho que nos devemos identificar com a região em que vivemos e para a qual contribuímos. Faz-me muita confusão uma pessoa ser de Chaves e adepta do Benfica, do Sporting e do Porto. O Chaves nunca irá a lugar nenhuma assim. O Guimarães é o único caso de sucesso de apoio citadino ao clube da terra.

Gosto de seguir com paixão a vida do meu clube, mas como um escape, não como uma obrigação ou mesmo para acicatar o vizinho em discussões superfluas. Acredito que ser sportinguista é ser diferente.

Na quarta-feira passada, jantei e preparei-me para ver esse belo encontro dse futebol a contar para as meias finais da Taça de Portugal. Uma visita do meu SCP ao Dragão, seria mais do que motivo para calendarizar a minha jornada por forma a conseguir estar em frente à televisão à hora marcada para o início da contenda.

Confesso que não estava preparado para mais de duas horas de futebol até porque, tenho de o dizer, não estava muito confiante num bom resultado da minha equipa. Não só porque o Porto jogava em casa, mas porque há sempre vigarice lá por cima.

Bem dito, bem feito. Com o decorrer do jogo, aquele nervosismo que sempre temos, começou a desvanecer-se. Assutei-me com o primeiro lance do Polga sobre o McCarthy. Pensei logo, "queres ver que o palhaço vai marcar falta?. Nada. Vá lá desta vez passou. Para a próxima estamos feitos. O Pinto da Costa ao intervalo deve ir ao balneário. Pouco depois, o Pepe corta a bola com a mão dentra da área e impede o Liedson de se isolar. Não sei se marcaria. Mas que era Penalty era. O fiscal de linha estava a olhar para uma malha na meia e não viu. É o que dá esta porcaria de equipamentos. Desfazem-se quando menos se espera e não aguentam a água da chuva. Siga para Bingo.

Pouco depois, o Deivid ía isolar-se mas...estava fora-de-jogo. O mesmo fiscal-de-linha, quando conseguiu cortar a malha que tinha na meia e deixar aquilo com ar apresentável, até porque o amarelo fica-lhe bem, levantou os olhos e viu um jogador do Sporting a acercar-se da baliza do Vítor. Vai daí, levanta a bandeirola para avisar o Vítor, não fosse ele rematar como o Laurent Robert a 40 metros e o Vítor estar distraído. O Olegário não percebeu a sináletica e marcou fora-de-jogo. É mesmo estúpido este gajo. Não percebe nada.

Deixemos o jogo continuar. O McCarthy recebe um passe isola-se e o Ricardo defende. Penso, "mas este gajo não estava fora-de-jogo ?". O fiscal de linha do nosso lado pensou que já estávamos no intervalo e que não era para marcar. O Olegário agradeceu o empenho do membro da sua equipa.

Intervalo. Ora bem, o Porto está a jogar mais do que nós mas até podíamos estar a ganhar. E chove como tudo. Vamos dar o benefício da dúvida ao Olegário para a segunda parte, pode ser que com a troca de campos eletambém se troque todo. Esperar para ver.

Alguns ataques do Porto, uma defesas do Vítor, outras do Ricardo, uma bola ao poste do Adriano. Está um bom jogo. O Bosingwa, que já tem um amarelo, corta a bola com a mão numa jogada com o Liedson. O Olegário marca falta e eu penso, "boa, vamos jogar contra 10". Enganei-me passámos a jogar contra 13, porque se o Olegário já era deles, agora com a entrada do Bosingwa que devia ter sido expulso, passam a 13. Isto está a complicar-se. Vamos a eles!!!

Vem o prolongamento e o Marek Cech, acho que é assim que se escreve, atrapalha-se com a bola, o Nani fica com ela, cruza direitinho para o Liedson e.....GOOOOLLLLLOOOO. Granda pinta, estamos a ganhar no Dragão a 9 minutos do fim. Acho que nos vamos safar.

Continua a chover. O Raúl Meireles decide entar com o pé em riste, é assim que se diz no futebol, sobre o Deivid para recuperar uma bola que tinha saído do campo e, assim lançá-la rapidamente. Não queria perder tempo. Estúpido. Atirou a bola ainda para mais longe. O Deivid ficou chateado porque ele podia tê-lo magoado à bruta. Andaram alguns metros picados e vai daí enrolam-seos jogadores todos. O que faz o Olegário. Fica que nem louco à procura do Caneira. "Onde é que está o gajo? Eu lembro-me que ele já tem um amarelo". Aos altifalantes do estádio dizem: "Pede-se ao Sr. Marco Caneira que se dirija junto do árbitro para ser exulso e o Porto tentar empatar nos cinco minutos que faltam. Por favor não abandonem o estádio, não virem costas ao jogo que isto agora vai compor-se." Assim foi. O Caneira, sem saber muito bem porquê, foi expulso. Na repetição, vejo que ele afastou o Deivid e o Meireles e o Lucho tentou pontapeá-lo. Estava que nem louco o argentino.

Bem o Quaresma centra do lado onde falta o Caneira e o Benny empata. Vamos para penaltys. O Moutinho falha e o Porto ganha.

Fiquei irritado. Preferia ter perdido 3-0, mesmo 5-0 vá lá. Assim não. Pensei, "o Olegário lixou-nos". Para que é que ele expulsou o Caneira ? Raios o partam!!! Mas depois pensei melhor. Ele gosta de desempates por penaltys e nunca tinha tido oportunidade de desfazer um jogo neste amigável desempate. Tinha chegado a sua vez, a sua grande oportunidade e não seria esse idiota desse levezinho do Liedson a impedi-lo da sua missão na terra. Tinha que agir rápido. Expulsar o Caneira por estar dentro de campo e centrar para a área, pode ser que alguém desvie. Mas espera lá. Dá um pouco nasvistas ser eu a centrar. Vou falar com o Quaresma. Boa. Já está.

Para meu primeiro post, devo dizer que o Olegário Benquerença me irrita solenemente.

1 Comments:

Blogger Nuno Ferreira Rodrigues said...

hahahahahahahaahahahhaahhaahaahahhahha...ressabiado!!!!

9:40 da tarde

 

Enviar um comentário

<< Home